Natação Pura

 
Designa-se por Natação Pura o conjunto de estilos Crawl, Costas, Peito e Borboleta, com acesso fácil para quem se inicia na prática da natação.
Quando os nadadores têm de nadar um estilo livre optam geralmente pelo crawl, visto ser aquele que possibilita maiores velocidades de deslocamento na água.

As competições de crawl, peito e borboleta iniciam-se a partir do bloco, de onde os nadadores saltam para a água. No caso de costas, a partida realiza-se já com os nadadores dentro de água.
Existem ainda, de acordo com os estilos, técnicas específicas para os nadadores se virarem dentro de água, invertendo o sentido do deslocamento quando alcançam um dos topos da piscina. Se a virada for devidamente executada pode permitir ao atleta vantagem no arranque para uma nova volta.

As grandes competições de Natação Pura são realizadas em piscinas de 50 metros, embora as piscinas de 25 metros comecem a ganhar cada vez maior relevo a nível internacional.
Além das competições individuais existem as coletivas - conhecidas por Revezamentos - em que cada equipe é composta por 4 atletas.

Considerado como o esporte mais completo, a natação exige um esforço suave de praticamente todos os músculos o corpo, sendo ótima para relaxar.
Entre os praticantes de natação contam-se os que o fazem apenas para ocupar os tempos livres, os que são motivados por questões de saúde relacionados com o sistema respiratório ou com problemas de postura e os que se aplicam no sentido de competir.
2016 © ANMPE - Associação dos Nadadores Masters de Pernambuco - Todos os direitos reservados.